A melhor palestra que poderia ter na vida

09:21

É complicado falar assim por que pode parecer que é exagero,
mas não consigo me referir a ela de outra forma.
Uma das minhas grandes frustrações no âmbito acadêmico era sempre ouvir o quanto nosso trabalho é desvalorizado, o quanto nossos sonhos acabarão esmagados por chefes, pelo pagamento irrisório, pela desvalorização da profissão, do profissional,  da carreira, enfim. O cenário nunca foi pintado de uma forma bonita, possível, alcançável. 
Não falo que nós, acadêmicos, deveríamos ter nossas ilusões de adolescente, muitas vezes utópicas, alimentadas por quem já está no ramo - ou por quem nos treina para entrar nele. Mas, ao conversar com qualquer umx que já tenha o referido diploma em mãos, sempre me ficou aquele gostinho de que minha aspiração era impossível, que meus sonhos talvez fossem grandes demais, perigosos demais. 
Como é diferente ouvir de alguém que isso tudo é (SIM!) possível. Como é satisfatório uma ver uma chama em quem já está a tanto tempo no ramo e (SIM!) acredita nele. Alguém que fale pra nos arriscarmos mesmo, investigar mesmo, correr os riscos, ir atrás. Alguém que fale claramente que nossa profissão é realmente desvalorizada, mas por pessoas que fingem ser o que NÓS deveríamos ser, com tudo ao contrário - sem ética, sem aprofundamento, sem investigação. Como é bom saber que há outros locais que exigem tanto, que possam me esgotar para manter um ritmo de qualidade alto, que me faça querer ser melhor e melhor.
Não posso falar que sou grata a você, Caco Barcellos, mas sim que sou obrigada a retribuir isto um dia. Talvez não a você, diretamente. Mas pra alguém que esteja na mesma situação em que eu estava até ontem.
Muito obrigada.

You Might Also Like

0 comentários

Páginas