O que o cabelo fez pra ser chamado de ruim?

05:27


Entre os seis filhos de meu pai, eu tenho só uma irmã, e ela é negra. E ela me deu minha a minha única sobrinha, que também é negra, do cabelão bem black power mesmo, linda, linda. 

Mas não é preciso ir muito longe para achar racismo e preconceito na nossa sociedade. 

Isa em seu aniversário de cinco anos
Um dia minha irmã me confidenciou que, quando minha sobrinha era mais nova, tinha lhe dito que "queria morrer, pois ela tinha cabelo ruim e todos os coleguinhas da escolinha a sacaneavam por conta disso". Não lembro o ano, ela não estava nem no pré-escolar, mas não faz muito tempo - hoje minha sobrinha tem apenas nove anos. Então não é necessário ir muito longe, nem ser 'gente grande', para sentir o peso deste preconceito idiota.

O lado que importa nisso tudo é que minha irmã conseguiu a fazer mudar de opinião. Fez ela aceitar seu lindo cabelo que não "desceu" desde criança de colo. Uma vez que ela até alisou o cabelo da minha sobrinha com uma prancha, mas a própria me disse depois que "prefere ele natural". Tenho certeza que as coisas não estão mais fáceis para a minha sobrinha, inocente nos seus nove anos, mas ela se aceita, na medida do possível da sua idade... Ela fez até curso para ser modelo, e conseguiu sua carteirinha de modelo "mirim" mês passado.

 Tal mãe, tal filha.
De tão bonita que é. Ou de tão bonita se acha. Não importa. O relevante é que ela goste de si mesma.

Tive oportunidade de vê-la num ensaio em agosto, antes de sua primeira apresentação "oficial". Me deu o maior orgulho ela lá, única negra, cabelão pra cima, entre tantas crianças brancas, parecidas, andando numa passarela improvisada na frente de um monte de pais corujas :')

Amo black power, e gostaria muito de poder arrasar com um pelas ruas de CG. Ia deixar ele bem levantado, armado, cheiroso. E quero ver quem iria chama-lo de ruim na minha frente. 

Afinal, o que o cabelo fez pra ser chamado de ruim?

Dica de leitura: "Aceitar nosso cabelo, um ato político".

You Might Also Like

0 comentários

Páginas