Quando que você vai se vestir que nem mulher de novo?

09:04

Algum tempo atrás, disse que tinha um blog de cabeceira. Vim atualizar a situação, pois agora tenho vários. Um que faço questão de entrar todos os dias é o Escreva Lola Escreva. Ele é de autoria de Lola Aronovish, professora da UFC. O que mais admiro nela, entre tantas qualidades, é a coerência: ela escreve desde 1998, e não vi nenhum post dela se contradizendo, mesmo com tanto tempo de postagens. 


Um dos temas que ela mais abrange é o feminismo, causa que já aderi a tempos, mas ainda não milito muito, confesso. E hoje, dia 26/05/2012, irão acontecer várias manifestações pelo país, chamadas "Marcha das Vadias". Se trata de um movimento de protesto pelo que um policial falou numa universidade canadense, acredito em 2011, "Se as mulheres quisessem deixar de ser estupradas, elas deveriam parar de se vestir como vadias". São movimentos, essencialmente, feministas - por mais que tenha gente que participe e fale que não o é. Tem até o vídeo para divulgar a marcha de Brasília, muito bom, que você pode ver aqui.


Marcha das Vadias - CG/MS
Foto por Tatiana Queiroz - G1MS
Em Campo Grande/MS, tal marcha aconteceu um pouco antecipada, no dia 10/03/2012, e teve participação de 100 mulheres, aproximadamente (veja a matéria do G1 e fotos aqui). Não pude ir, pois trabalho neste horário - o lado ruim de trabalhar sábado pelas manhãs é que não  posso participar de coisas assim-, mas deixo meu total apoio às pessoas que foram participar e às que vão hoje nas demais cidades.


Nessa postagem, a Lola recomendou cinco vídeos para quem procura algumas dicas para entender o que é o feminismo. Vi todos, e irei postar minhas considerações a respeito de cada um. São dois documentários, um vídeo, um comercial e um curta, ótimas opções para quem estiver sem muito o que fazer para esse final de semana e estiver em busca de conhecimento na causa feminista.


O primeiro é o documentário "Miss Representation" (2011). Tem 86 minutos de duração e foi idealizado a partir do momento em que a diretora e roteirista, Jennifer Siebel Newson, soube que estava grávida de um bebe do sexo feminino. Ela se pôs a pensar sobre o que iria pela frente na vida da garota, e não se viu satisfeita com o que estava por vir. 


Vale muito a pena assistir. Conta o ponto de vista da mídia estadunidense de colocar a mulher em foco, desde simples propagandas a campanhas eleitorais. Nunca fui muito engajada com a causa feminista, mas depois de ver este documentário comecei a ver o quanto isto é real para nossa sociedade, campo grandenses inclusos. Reparei mais na postura de várias pessoas ao meu redor, amigxs, colegas, parentes, até de desconhecidxs de cada dia nas viagens de ônibus: uma grande quantidade de pessoas pensam de forma machista, pura e simplesmente. Quando pergunto, não sabem justificar porquê pensam dessa maneira, falam que "sempre foi assim". 


Isso me lembra de um fato que aconteceu comigo no mês passado. Ainda não estudei o suficiente para manter um debate forte, em relação ao feminismo, então algumas acabo por deixar passar - ao contrário de quando falo sobre vegetarianismo. Este foi um caso que não dei uma resposta a altura, acredito. Foi o seguinte: 


Estava eu no meu trabalho, numa das míseras sextas-feiras que tenho que ficar até mais tarde, e vieram me perguntar: "Quando que você vai se vestir que nem mulher de novo?". A origem do questionamento foi porque sempre vou trabalhar de 'jeans x camiseta x allstar', mas, no dia anterior  fui com um vestido - nada de demais, preto básico na altura dos joelhos.


Então quer dizer que 'só me visto de mulher' quando coloco uma saia? E no restante do tempo, sou o que? Um boneco de ar com vida própria? No momento fiquei sem resposta, então disse, apenas, que "acordo mulher todos os dias. Me visto como mulher todos os dias. Trabalho, estudo, ando pra cima e pra baixo como mulher todos os dias", e que não tinha entendido o que a pessoa queria dizer. 
Acredito que peguei leve, poderia dizer muito mais, mas no momento me faltou argumentos. E você, o que teria respondido?


(Depois continuarei a falar sobre os outros vídeos citados. Juro.)





You Might Also Like

0 comentários

Páginas